APPrender.
Projeto.
A Educação Ambiental (EA) surge formalmente neste contexto de desequilíbrios, em que problemas ambientais e a educação não deverão ser observados de forma fragmentada, mas sim potencializada a sua transdisciplinaridade. Pretendem auxiliar a promoção da consciência ambiental, envolvendo processos cognitivos, em que a disseminação de informação sobre questões ambientais é relevante, com o objetivo de desenvolver relações socioemocionais com o meio, como motivações, atitudes e valores que permitam a compreender as inter-relacões humanas e ambientais. Todos estes processos de desenvolvimento de competências que a EA se propõe, pretendem culminar na tomada de decisões e ações, individuais e coletivas, procurando resoluções para problemas ambientais, promovendo a participação ativa da população, em todas as etapas de desenvolvimento da vida humana.
O século XXI, com a evolução da tecnologia, trouxe consigo uma revolução no acesso ao conhecimento. A pandemia por sua vez, ao limitar drasticamente os contactos sociais, fomentou uma adaptação nas metodologias de aprendizagem e de disseminação do conhecimento. Esta realidade obriga-nos a repensar a inovação com o objetivo de contrariar as tendências sociais de isolamento e as novas formas de pedagogia. Por outro lado, o distanciamento intergeracional está muito vincado na nossa sociedade, com um forte agravamento provocado pela pandemia. Criar estratégias e métodos eficazes que contribuam para a transmissão de conhecimento intergeracional deve ser uma prioridade.
As metodologias de EA praticadas atualmente são algo desatualizadas face à tecnologia disponível, pelo que é importante responder à necessidade contínua de adaptação das práticas pedagógicas, de modo a adequar os processos na relação ensino-aprendizagem. Pretende-se promover, no seio das comunidades rurais do Nordeste Transmontano, ações de EA - em áreas classificadas para efeitos de proteção da biodiversidade da Rede Natura 2000 - com diferentes grupos de trabalho intergeracionais, nomeadamente jovens em idade escolar e séniores - para promover a reflexão e debate crítico, pensar os problemas e criar soluções em conjunto, integrando-os numa postura cívica mais ativa.
Objetivo principal: Desenvolvimento de uma ferramenta inovadora de educação ambiental de gamificação, baseada na troca de conhecimentos intergeracionais das comunidades rurais do nordeste transmontano.
Objetivos específicos
1. Desenvolvimento de uma ferramenta de educação ambiental, baseada no conceito da gamificação, contribuindo para a inovação nesta área e para sua replicação por outras entidades;
2. Sensibilizar jovens em idade escolar e cidadãos séniores para a importância da biodiversidade e dos serviços de ecossistemas, em 5 SIC’s (Sítios de Importância Comunitária) distintos;
3. Desenvolver ações de capacitação em Áreas Protegidas e junto de outras entidades com responsabilidade a nível formativo (ex: escolas ATL’s, clubes, etc.) acerca da utilização da ferramenta criada;
4. Contribuir para a persecução das metas estabelecidas na ENEA 2020, designadamente o Eixo “Valorizar o Território” e para EN Conservação da Natureza e Bio 2030, aumentando a perceção pública sobre a biodiversidade.
A execução deste projeto contribuirá para os seguintes programas:
• Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nomeadamente para o Objetivo 15 Proteger a Vida Terrestre, através da criação de uma ferramenta de educação ambiental, que em última análise contribuirá para a conservação de espécies, habitats e ecossistemas, através da informação e sensibilização dos cidadãos;
• Objetivos Gerais do Aviso. Através de uma abordagem que promove a troca de conhecimentos intergeracionais e as novas tecnologias enquanto ferramentas para uma aprendizagem sobre os desafios ambientais locais, o projeto irá contribuir para o Eixo Valorizar o Território da ENEA 2020 e para o aumento da visibilidade e perceção pública do valor do património natural e dos serviços de ecossistemas da ENCB 2030;
• ENEA 2020, no Eixo Valorizar o Território. Tendo em conta que o projeto se irá debruçar sobre os ecossistemas e o património natural local, bem como nos desafios ambientais dos territórios de cada grupo de trabalho constituído através de sensibilização e discussão, o mesmo irá contribuir para uma cidadania cativa e participativa, que contribua para um melhor ordenamento do seu território;
• Medida 3 da ENEA 2020 (Incentivos à difusão de Equipamentos de Educação Ambiental e das Empresas). Uma das componentes importantes deste projeto é a capacitação de equipas das áreas protegidas, ONGA’s e centros de educação ambiental para a utilização da ferramenta digital desenvolvida. Esta inovação permitirá dinamizar os respetivos equipamentos de educação ambiental;
• Medida 4 da ENEA 2020 (Envolvimento dos cidadãos no seu km2 de ação). Os participantes do projeto serão incentivados a discutir os problemas ambientais locais durante as sessões de sensibilização, e assim, estaremos a contribuir para que os cidadãos sejam mais interventivos no que diz respeito à participação pública na gestão do seu território;
• Medida 10 da ENEA 2020 (Promoção de campanhas de comunicação dirigidas aos cidadãos). O projeto irá contemplar uma forte campanha de comunicação dirigida aos cidadãos, nomeadamente através do wesbite, 1 vídeo infográfico e 1 vídeo promocional;
• Medida 11 da ENEA 2020 (Dinamização de programas e atividades de EA). Grande parte das ações previstas correspondem a atividades de educação ambiental. Com efeito, a as sessões de sensibilização e a construção de conteúdos para a aplicação respondem de uma forma direta a esta medida.
O século XXI, com a evolução da tecnologia, trouxe consigo uma revolução no acesso ao conhecimento. A pandemia por sua vez, ao limitar drasticamente os contactos sociais, fomentou uma adaptação nas metodologias de aprendizagem e de disseminação do conhecimento. Esta realidade obriga-nos a repensar a inovação com o objetivo de contrariar as tendências sociais de isolamento e as novas formas de pedagogia. Por outro lado, o distanciamento intergeracional está muito vincado na nossa sociedade, com um forte agravamento provocado pela pandemia. Criar estratégias e métodos eficazes que contribuam para a transmissão de conhecimento intergeracional deve ser uma prioridade.
As metodologias de EA praticadas atualmente são algo desatualizadas face à tecnologia disponível, pelo que é importante responder à necessidade contínua de adaptação das práticas pedagógicas, de modo a adequar os processos na relação ensino-aprendizagem. Pretende-se promover, no seio das comunidades rurais do Nordeste Transmontano, ações de EA - em áreas classificadas para efeitos de proteção da biodiversidade da Rede Natura 2000 - com diferentes grupos de trabalho intergeracionais, nomeadamente jovens em idade escolar e séniores - para promover a reflexão e debate crítico, pensar os problemas e criar soluções em conjunto, integrando-os numa postura cívica mais ativa.
Objetivo principal: Desenvolvimento de uma ferramenta inovadora de educação ambiental de gamificação, baseada na troca de conhecimentos intergeracionais das comunidades rurais do nordeste transmontano.
Objetivos específicos
1. Desenvolvimento de uma ferramenta de educação ambiental, baseada no conceito da gamificação, contribuindo para a inovação nesta área e para sua replicação por outras entidades;
2. Sensibilizar jovens em idade escolar e cidadãos séniores para a importância da biodiversidade e dos serviços de ecossistemas, em 5 SIC’s (Sítios de Importância Comunitária) distintos;
3. Desenvolver ações de capacitação em Áreas Protegidas e junto de outras entidades com responsabilidade a nível formativo (ex: escolas ATL’s, clubes, etc.) acerca da utilização da ferramenta criada;
4. Contribuir para a persecução das metas estabelecidas na ENEA 2020, designadamente o Eixo “Valorizar o Território” e para EN Conservação da Natureza e Bio 2030, aumentando a perceção pública sobre a biodiversidade.
A execução deste projeto contribuirá para os seguintes programas:
• Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nomeadamente para o Objetivo 15 Proteger a Vida Terrestre, através da criação de uma ferramenta de educação ambiental, que em última análise contribuirá para a conservação de espécies, habitats e ecossistemas, através da informação e sensibilização dos cidadãos;
• Objetivos Gerais do Aviso. Através de uma abordagem que promove a troca de conhecimentos intergeracionais e as novas tecnologias enquanto ferramentas para uma aprendizagem sobre os desafios ambientais locais, o projeto irá contribuir para o Eixo Valorizar o Território da ENEA 2020 e para o aumento da visibilidade e perceção pública do valor do património natural e dos serviços de ecossistemas da ENCB 2030;
• ENEA 2020, no Eixo Valorizar o Território. Tendo em conta que o projeto se irá debruçar sobre os ecossistemas e o património natural local, bem como nos desafios ambientais dos territórios de cada grupo de trabalho constituído através de sensibilização e discussão, o mesmo irá contribuir para uma cidadania cativa e participativa, que contribua para um melhor ordenamento do seu território;
• Medida 3 da ENEA 2020 (Incentivos à difusão de Equipamentos de Educação Ambiental e das Empresas). Uma das componentes importantes deste projeto é a capacitação de equipas das áreas protegidas, ONGA’s e centros de educação ambiental para a utilização da ferramenta digital desenvolvida. Esta inovação permitirá dinamizar os respetivos equipamentos de educação ambiental;
• Medida 4 da ENEA 2020 (Envolvimento dos cidadãos no seu km2 de ação). Os participantes do projeto serão incentivados a discutir os problemas ambientais locais durante as sessões de sensibilização, e assim, estaremos a contribuir para que os cidadãos sejam mais interventivos no que diz respeito à participação pública na gestão do seu território;
• Medida 10 da ENEA 2020 (Promoção de campanhas de comunicação dirigidas aos cidadãos). O projeto irá contemplar uma forte campanha de comunicação dirigida aos cidadãos, nomeadamente através do wesbite, 1 vídeo infográfico e 1 vídeo promocional;
• Medida 11 da ENEA 2020 (Dinamização de programas e atividades de EA). Grande parte das ações previstas correspondem a atividades de educação ambiental. Com efeito, a as sessões de sensibilização e a construção de conteúdos para a aplicação respondem de uma forma direta a esta medida.