APPrender

Repensar o Ambiente
entre Gerações

As ações humanas estão no centro dos problemas ambientais com os quais, todos os dias, lidamos direta ou indirectamente. A contaminação das águas, o empobrecimento dos solos, eventos climáticos extraordinários e extinção de espécies são alguns dos exemplos que nos relembram da necessidade urgente de alterarmos os nossos comportamentos perante o Planeta. E, como sabemos, a Educação Ambiental (EA) é o caminho mais eficiente para atingirmos estes objectivos a médio/longo prazo.

Com este projeto pretende-se promover, no seio das comunidades rurais do Nordeste Transmontano, ações de EA, em áreas classificadas para efeitos de proteção da biodiversidade da Rede Natura 2000, com diferentes grupos de trabalho intergeracionais, nomeadamente jovens em idade escolar e adultos séniores. Recorrendo a uma abordagem que promove a troca de conhecimentos intergeracionais e as novas tecnologias enquanto ferramentas para uma aprendizagem sobre os desafios ambientais locais.

As atividades em EA desenhadas para este projeto permitem desenvolver nos participantes competências cognitivas, socioemocionais e comportamentais, privilegiando-se sempre as atividades desenvolvidas em contacto direto com o meio envolvente. Na relação ensino-aprendizagem, pretende-se desenvolver a reflexão, debate sobre problemas e a procura ativa por soluções, que poderá envolver as mais distintas metodologias de ação, com relevância para as experiências práticas e motivadoras. 

A troca de conhecimentos e experiências entre ambas as gerações é fundamental, numa perspetiva em que todos aprendem e ensinam. É necessário fomentar a comunicação intergeracional sobre o passado, o presente e como podemos pensar o futuro, encontrando soluções para problemas, baseadas nos conhecimentos e experiências de ambas as gerações. Assim como desenvolver trocas dinâmicas de saberes, valores, cooperação e respeito, com o objetivo último de construir uma cidadania ativa e responsável. 

 



+ Info: Projeto.